Anúncio

Notícias

A história da década: Sam Altman retorna como CEO da OpenAI

Em Hollywood, deveriam começar a aprovar o roteiro deste filmão

A história da década: Sam Altman retorna como CEO da OpenAI
Chema Carvajal Sarabia

Chema Carvajal Sarabia

  • Atualizado:

Na sexta-feira, ele foi mandado embora. No domingo, a Microsoft anunciou que o contratou como líder do seu departamento de IA, na segunda-feira ele desencadeia uma rebelião na OpenAI a seu favor. Na terça-feira à noite, ele é novamente nomeado CEO. Sam Altman, o sobrevivente.

ChatGPT Download

Como noticiado na manhã pelo The New York Times, Sam Altman foi restabelecido como diretor executivo da OpenAI, como CEO, revertendo com sucesso sua demissão pelo conselho de administração da empresa na semana passada após uma campanha realizada por seus aliados, funcionários e investidores, segundo informou a empresa.

O conselho será reformulado sem vários membros que se opuseram a Sam Altman. Ou seja, aqueles que propiciaram sua queda, serão expulsos.

O retorno do filho pródigo: Sam volta como o rei da OpenAI

‘Chegamos a um acordo de princípio para que Sam retorne à OpenAI como CEO, com um novo conselho inicial formado por Bret Taylor (presidente), Larry Summers e Adam D’Angelo’, disse a OpenAI em um post no Twitter. ‘Estamos trabalhando para finalizar os detalhes. Muito obrigado pela paciência de vocês.’

O retorno de Sam Altman e a possível reformulação do conselho coroaram uma semana que virou de cabeça para baixo a OpenAI, a fabricante do chatbot ChatGPT e uma das empresas de inteligência artificial mais proeminentes do mundo.

‘Amo a OpenAI, e tudo o que fiz nos últimos dias foi para manter unida essa equipe e sua missão’, disse Altman em um post no X. ‘Com o novo conselho e o apoio da Microsoft, estou ansioso para voltar à OpenAI e construir sobre nossa sólida parceria com a MSift’.

Pessoas familiarizadas com as negociações dizem que o principal trabalho deste pequeno conselho inicial é examinar e nomear um conselho ampliado de até 9 pessoas que reajustará a governança da OpenAI.

A Microsoft, que investiu mais de 10 bilhões de dólares na empresa, quer ter um assento nesse conselho ampliado, assim como o próprio Altman. Durante uma turnê de imprensa esta semana, o CEO Satya Nadella disse que a companhia não quer mais ‘surpresas’.

Todas as partes-chave divulgaram sobre o acordo para o retorno de Altman, que, segundo nos informaram, é um acordo fechado, exceto por alguns trâmites de última hora. No Twitter, ele disse que ‘tudo o que fiz nos últimos dias foi para manter unida esta equipe e sua missão’.

História de uma demissão relâmpago

O conselho da OpenAI surpreendeu o Sr. Altman e os funcionários da empresa na tarde de sexta-feira, quando os informou sobre sua saída. Greg Brockman, presidente e cofundador da empresa junto com Altman e outros, renunciou em protesto.

A demissão desencadeou esforços de Altman, de 38 anos, seus aliados na indústria tecnológica e funcionários da OpenAI para forçar o conselho da empresa a trazê-lo de volta. Na noite de domingo, após um fim de semana de negociações, o conselho disse que manteria sua decisão.

Mas horas depois, a Microsoft, maior investidora da OpenAI, anunciou que Altman, Brockman e outros se juntariam à empresa para criar um novo laboratório avançado de inteligência artificial.

Quase todos os funcionários da OpenAI (mais de 700) assinaram uma carta na qual comunicavam ao conselho diretor que deixariam a empresa e seguiriam Altman para a Microsoft, caso ele não fosse readmitido, colocando em risco o futuro da empresa.

Agora, soubemos que, antes da destituição de Altman, o conselho da OpenAI estava dividido e em conflito. Sam Altman atacou um membro por um trabalho de pesquisa que mencionava a empresa, enquanto os diretores discordavam sobre quem deveria ocupar as vagas do conselho abertas há meses.

É possível que, no futuro, vejamos como Sam Altman usou este momento complicado em sua carreira para reiniciar a OpenAI do jeito que sempre quis, recuperando sua posição e ganhando mais poder do que nunca dentro da empresa.

ChatGPT Download
Chema Carvajal Sarabia

Chema Carvajal Sarabia

Jornalista especializado em tecnologia, entretenimento e videogames. Escrever sobre o que me apaixona (gadgets, jogos e filmes) me permite manter a sanidade e acordar com um sorriso no rosto quando o despertador toca. PS: isso não é verdade 100% do tempo.

Os mais recentes de Chema Carvajal Sarabia

Diretrizes Editoriais