6 games de futebol para jogar com a seleção brasileira

FIFA 14 e New Star Soccer permitiam chegar à seleção brasileira

Durante o campeonato e as semanas que antecedem a Copa do Mundo, nada melhor do que relembrarmos alguns games clássicos de futebol que incluem a seleção brasileira como protagonista ou um dos principais times para escolher.

Um dos gêneros mais populares do mundo dos games, os simuladores de futebol conseguem transmitir – mesmo de mentirinha – toda a emoção do esporte mais assistido e praticado do planeta. E já em clima da Copa no Brasil, nós separamos seis games clássicos do esporte bretão, que valem a pena jogar com a seleção mais emblemática da história. Acompanhe a gente!

Virtua Striker 2: no passinho do robô

Fora o jeitão desengonçado do simulador de futebol da SEGA, Virtua Striker 2 trazia ao campo uma seleção brasileira vencedora. A base do time foi a seleção campeã em 1994, nos EUA, e a vice-campeã na França em 98, numa das finais mais discutidas entre os torcedores brasileiros (sim, aquele que teve o surto do Ronaldo antes do jogo). De qualquer forma, controlar ou criar uma investida de ataque não era uma das tarefas mais fáceis.

Seleção brasileira vitoriosa no Virtua Striker 2

A movimentação robótica dos atletas não permitia inventar jogadas profundas. Era mais simples fazer um gol do meio de campo que passar a bola para o ataque. No entanto, o modo de disputa era divertido e as seleções balanceadas. O Brasil tinha um dupla de atacantes rápidos e precisos na finalização. Se não fosse pela seleção brasileira qualificada, jogar Virtua Striker 2 seria uma tarefa bem complicada.

Baixar emulador MAME

Super SideKicks: disputado e engraçado

Falta! Super SideKicks, a exemplo do Virtua Striker, estava distante dos simuladores de futebol que experimentamos hoje em dia. A marcação de uma falta sem a punição devida para o atleta infrator gerava uma raiva tão grande no jogador que recebeu a entrada, que ele chegava a pegar fogo… literalmente. E ao criar uma situação de perigo para o gol adversário, um pequeno balão de diálogo com a palavra “chuta” surgia acima da cabeça do atacante. Situações assim tornaram o Super SideKicks quase folclórico. Sem contar a narração português-paraguaia.

Jogar com a seleção brasileira não era muito fácil, pois assim como o Virtua Striker, o game foi projetado para ser disputado no fliperama e todos os times (Itália, Argentina, Alemanha, etc.) tinham quase a mesma qualidade. O problema, para os outros, sempre foi a velocidade da seleção brasileira, que do meio de campo para a frente voava. Outra dupla de atacantes mortal e pronto: já tínhamos um favorito para escolher. Mesmo que a lentidão da defesa prejudicasse a marcação do ataque adversário.

Baixar emulador MAME Plus

Winning Eleven 4: Roberto Carlos ponta-esquerda

A quarta versão do simulador de futebol japonês mais popular da época melhorou a jogabilidade – já elogiada no game antecessor -, atualizou a base de jogadores disponíveis e introduziu a personalização completa dos atletas. A Konami, produtora da série de futebol, conseguiu reproduzir as características individuais reais de cada um. Assim, futebolistas como Ronaldo e Zidane pareciam, ninguém mais ninguém menos, do que… Ronaldo e Zidane.

E, como estávamos em 1999/2000, a seleção brasileira era uma das mais fortes. Parar o Ronaldo Fenômeno era tão complicado quanto disputar corrida com o Roberto Carlos na ponta-esquerda, posição diferente da vida real (em que era lateral-esquerdo), mas bastante usada por causa da sua velocidade e potência do chute. Ainda tínhamos Rivaldo, Taffarel, Romário e outros jogadores importante da época.

Baixar emulador ePSXe

Winning Eleven 6: veteranos comem a bola

Winning Eleven 6 foi o primeiro simulador de futebol da franquia lançado para o PlayStation 2. Todos os aspectos do game melhoraram na nova geração do console, a ponto da exigente revista Famitsu dar a nota 36, sendo que a pontuação máxima era 40. Novas animações, mais ângulos de câmera e velocidade, modelagem aperfeiçoada e iluminação real dos estádios. Estes foram os ingredientes da Konami para conquistar quem ainda não tinha se convencido da excelência da série.

E as seleções clássicas? Ao vencer uma Copa do Mundo com as seleções do Brasil, Argentina, Alemanha, Itália, França, Inglaterra ou Holanda, você liberava times históricos. A seleção brasileira era uma apelação desmedida. Era possível escalar Garrincha, Zico, Sócrates, Tostão, Jairzinho, Junior, Taffarel e um “tal” de Pelé na mesma equipe. Defensores para quê? A qualidade do futebol era muito maior se comparada aos outros times disponíveis.

Baixar emulador Emurayden

FIFA 14: você na seleção brasileira

O simulador da EA Sports sempre buscou o realismo do futebol. Estádios, uniformes, expressões faciais, texturas, cantos de torcida, comerciais com atletas e outros componentes formam o universo do jogo. Inclusive em simular a complicada profissão de jogador de futebol: o modo carreira.

FIFA 14 e New Star Soccer permitiam chegar à seleção brasileira

Trata-se de uma modalidade para você enfrentar todas as dificuldades de um atleta (ou técnico) profissional. Desde escolher um time a problemas de comportamento. No entanto, se você superar os problemas iniciais e melhorar os atributos técnicos do atleta, é possível ser convocado para a seleção brasileira para as Eliminatórias e também para uma Copa do Mundo. Só é preciso jogar bastante (e bem), mesmo que seja em times menores, para fazer parte da Canarinha.

Baixar FIFA 14 para PC

International SuperStar Soccer Deluxe: Deusllejo

Não importa a versão escolhida para jogar: a americana ou a “paraguaio-brasileira”. International SuperStar Soccer elevou o patamar dos simuladores de futebol em 95. Os jogadores podiam fazer lançamentos longos com precisão, trocar passes em velocidade, proteger a bola com o corpo, chutar com efeito, fazer gols olímpicos e até transformar bandeirinhas em cachorro (?!). O game, que introduziu tantos recursos novos, trouxe ainda uma seleção brasileira emblemática.

Capitaneada pela qualidade técnica de um menino ousado e alegre chamado Allejo, a seleção brasileira era muito veloz e bastante precisa nas finalizações. Outros jogadores também eram fundamentais para manter o ritmo do jogo, como Beranco e Gomez. A equipe chegava com relativa facilidade ao gol adversário, apesar da defesa continuar lenta para combater as investidas adversárias e deixar espaços livres na intermediária.

Baixar emulador Snes9x

Revivendo glórias esportivas

Games de qualidade que simulam o futebol da seleção canarinha existem aos montes. A EA Sports, por exemplo, tradicionalmente lança campeonatos temáticos da Copa. É assim desde o mundial da França, em 98. Jogar a série de futebol FIFA é como passear pela história da seleção. Isto é igualmente válido para a série concorrente, Pro Evolution Soccer (também conhecida antigamente como Winning Eleven).

Apesar da qualidade dos simuladores serem datadas, todos os games causaram boas impressões durante o lançamento. Você ainda consegue reviver estas lembranças com os emuladores que citamos durante o artigo. Lembre-se apenas de que emular ainda é uma atividade ilegal e é necessário ter uma cópia física ou digital dos jogos citados.

Qual é a sua seleção brasileira favorita para jogar no simulador?

Carregando comentários