2013 em notícia: Mobile

2013 em notícia: Mobile

Se eu tivesse que resumir o ano de 2013, de uma forma mais sucinta possível eu diria que foi um ano de grandes expectativas. Especialmente para os usuários de Android e iOS, uma vez que ambos acompanharam grandes mudanças no seu sistema operacional móvel favorito. E, no final, todos devem estar felizes com o resultado.

O que aconteceu no mundo Android?

Bem… Os usuários do sistema operacional móvel do Google estavam esperando uma atualização completamente revolucionária para seus dispositivos. Foram publicados diversos rumores sobre a possível nova versão 5.0 do Android, que seria chamada Key Lime Pie, mas no final o que apareceu foi o Android 4.4 KitKat.

O Google afirma que esta nova versão é um remédio para o maior ponto fraco do sistema: a fragmentação! Entretanto, mais de um mês após o lançamento do KitKat, até agora pouco mais de 1% dos usuários do Android atualizaram para a nova versão. Uma grande decepção! Com 80% do mercado de sistemas móveis, apenas uma parcela tão insignificante pode aproveitar o novo Android 4.4.

Por quê? O resumo de uma longa história: ter muitos desenvolvedores de hardware diferentes significa ter centenas de dispositivos com distintas versões do sistema operacional. Isso gera uma série de problemas na hora de atualizar o sistema, porque por enquanto os produtores são responsáveis pela atualização. O Google confia que, graças ao KitKat, esta situação será resolvida. De agora em diante, todas as atualizações serão distribuídas pelo Google Play, um aplicativo interno do Android. Trata-se de um passo revolucionário, já que este serviço é o coração do sistema, responsável pela atualização de todas as funções e aplicativos – e agora também do sistema operacional. Assim, qualquer atualização estará nas mãos do Google. Vamos esperar e ver como isso funciona!

iOS finalmente recebe a versão 7

A atualização para o iOS 7 proporcionou uma alteração visual completa do sistema operacional da Apple. O novo design “Holo” mudou a aparência antiga e fora de moda do sistema de iPhones e iPads e trouxe um pouco de ar fresco e energia vital à interface do iOS. O iOS 7 foi lançado em setembro de 2013 e recebeu uma atualização massiva por parte dos usuários. Apenas dois meses depois, a nova versão do sistema operacional já estava instalada em 74% dos dispositivos compatíveis. Sem dúvida, um resultado espetacular, principalmente se for comparado com o mísero 1% do Android KitKat.

Por trás das visíveis mudanças estéticas do novo design, os usuários puderam perceber diversos novos recursos interessantes para seus smartphones e tablets: um Centro de Controle totalmente reformulado, permitindo o gerenciamento das funções mais importantes do sistema, e novas habilidades do Siri são apenas alguns exemplos. E, lembrem-se! O jailbreak para o iOS 7 ainda não está disponível.

iOS 7

Mensagens instantâneas dão um novo salto

2013 também foi um ótimo ano para os aplicativos de mensagens multiplataforma. A maior facilidade de acesso aos smartphones representou um aumento significativo do número de usuários. Boa parte dos amigos e da família estão usando um dispositivo Android, iOS ou Windows Phone. Com isso, a tendência natural é que todos queiram se comunicar e interagir. Hoje em dia, não há como negar que a forma mais fácil de bater papo com alguém via celular é com o WhatsApp. O app é indiscutivelmente o número um entre os aplicativos de mensagens atualmente, mas isso não significa que permanecerá como líder para sempre. Outros programas de comunicação bastante atraentes também se destacaram em 2013:

  • o Line se tornou extremamente popular, principalmente na Ásia, em grande parte graças aos stickers com personagens coloridos e divertidos.
  • o Viber cresce mais a cada dia e, recentemente, adicionou o recurso de chamadas a números fixos e celulares. O que você acha disso, Skype?
  • o Facebook Messenger continua no topo, recebendo periodicamente novidades e atualizações, como os recentes stickers.
  • o Hangouts, do Google, foi remodelado e substituiu o Talk e até mesmo o aplicativo nativo de SMS do Android 4.4 KitKat.

O que dizer dos aplicativos de redes sociais

O ano que termina viu nascer – e crescer – diversas novas redes sociais, muitas delas com foco no mercado móvel:

  • o Vine foi imparável! A proposta de compartilhar vídeos curtos gravados com a câmera do próprio smartphone era tão sensacional que o Twitter comprou a empresa inteira. Em janeiro, chegou o aplicativo para iOS e, em junho, foi a vez dos aparelhos com Android. As pessoas enlouqueceram com a ideia.
  • o Instagram em si não é novo, mas desde junho de 2013 também passou a permitir que os usuários criassem vídeos de até 15 segundos para compartilhar com seus seguidores… igual ao Vine. Parece que o Mark Zuckerberg ficou com inveja da função – e do sucesso – do Vine!
  • o Snapchat cresceu como uma rede social atípica, na qual você envia mensagens, imagens ou desenhos e o destinatário visualiza o recado até que ele… desaparece! O aplicativo se tornou extremamente popular, principalmente entre os adolescentes. Você já experimentou?

Você tem que admitir: 2013 foi um ano estupendo para os usuários de smartphones. Ou não?

[Artigo original em polonês, escrito por Paweł Kański]

  • Link Copiado!
Carregando comentários