Anúncio

Artigo

2013 em notícia: Um ano de altos e baixos para o Windows

2013 em notícia: Um ano de altos e baixos para o Windows
Equipe Softonic

Equipe Softonic

  • Atualizado:

2013 será um ano crucial na estratégia da Microsoft. Entre hesitações e mudanças, o Windows teve que convencer os usuários da sua dupla interface. Um desafio difícil e bastante longe de ser entendido a princípio, mas que acreditamos ter sido superado pela empresa.

Paralelamente, a Microsoft teve que lidar com o encerramento do MSN Messenger – um dos seus programas mais utilizados – em favor do então recém-adquirido Skype. E o mínimo que podemos dizer é que esta transição também não foi nada suave.

Vamos fazer uma retrospectiva de como foi 2013 para a Microsoft.

Steve Ballmer Microsoft

Windows 8.1: o salvador?

2013 foi um ano marcado por uma primeira visão bastante decepcionante do Windows 8. Lançado no final de 2012 em meio a um ambiente caracterizado pela queda nas vendas de PCs e pela ascensão do mercado de dispositivos móveis, o Windows 8 enfrentou um grande desafio.

Apesar de uma interface moderna, o Windows 8 recebeu duras críticas. A principal se baseava na ausência do botão “Iniciar”, seguida da impossibilidade de acessar a área de trabalho tradicional logo de início.

Por tentar buscar a inovação, a Microsoft assustou seus usuários. O Windows 8.1 foi lançado para responder às críticas sem realmente resolver o problema. Pior ainda, o sistema não conseguiu convencer o mercado corporativo, um setor crucial para a Microsoft.

Por outro lado, o Windows finalizou sua integração com o SkyDrive e renovou sua loja de aplicativos. Neste ponto, a Microsoft conseguiu responder à altura. Antes duramente criticada, a Windows Store agora está bem abastecida e continua a atrair desenvolvedores.

2013 não foi um ano de sucesso para o Windows 8, mas falar de fracasso é um termo muito forte. Como professores, tendemos a dar apenas uma nota suficiente para passar de ano, junto com o comentário “Pode fazer melhor”. A era pós-PC definitivamente não é fácil de administrar.

Windows RT: sistema operacional com futuro incerto

O Windows RT, um dos três sistemas operacionais oferecidos pela Microsoft (junto com o Windows e o Windows Phone), também pode ser considerado um dos grandes mistérios de 2013. Projetado para tablets, tem muitos pontos em comum com o Windows 8, sem no entanto oferecer funções essenciais e populares para os usuários.

Microsoft Surface

Diante do fracasso dos tablets com este sistema operacional, os fabricantes anunciaram a decisão de parar gradualmente de oferecer o Windows RT. A própria Microsoft enfrenta sérias dificuldades para vender seu tablet Surface, uma evidência desse fracasso. Então, qual será o futuro do Windows RT?

MSN/Skype e o caso dos usuários insatisfeitos

Outro grande problema de 2013 foi a substituição do Windows Live Messenger (antigo MSN Messenger) pelo Skype. A migração forçada começou em março, depois de um lembrete final enviado aos usuários do serviço. Os usuários regulares não ficaram nada contentes com a obrigatoriedade dessa transição e não hesitaram em divulgar sua insatisfação nas redes sociais e até mesmo aqui no Softonic.

Com uma interface sem graça e não-customizável, quantidade reduzida de emoticons e alguns serviços pagos, o Skype está longe de ser uma unanimidade. Se você adiciona a isso alguns problemas técnicos durante a migração, que impediram usuários de se conectar, o resultado só poderia ser uma completa catástrofe.

Skype replaces MSN Messenger

Apesar de ter dito as palavras certas, a Microsoft falhou com seus fãs nessa missão. Muitos usuários acabaram migrando para outros serviços de mensagens, com o Facebook encabeçando a lista.

Quase um ano após a migração, a Microsoft finalmente entendeu o recado e tem melhorado significativamente seu programa de VoIP para tirar o atraso. 2014 poderia, portanto, ser marcado pelo renascimento da batalha entre mensageiros instantâneos.

E você, como espera que será 2014 para o Windows?

[Artigo original em francês, escrito por Pierre Vitré]

Equipe Softonic

Equipe Softonic

Os mais recentes de Equipe Softonic

Diretrizes Editoriais