16 novidades que gostaríamos de ver no novo Mac OS X 10.9

De 10 a 14 de junho acontece a WWDC, conferência organizada pela Apple na qual, normalmente, são apresentados novos produtos. Entre as novidades esperadas está o novo sistema operacional para Mac: o OS X 10.9. Ainda não se sabe o seu nome oficial, mas a aposta mais forte no momento é Lynx (“Lince”, em inglês).

Mas, muito mais interessante que o nome do sistema operacional são as novidades que o novo felino da Apple trará com ele. Desde que os iPhones e iPads tornaram-se o principal foco da empresa da maçã, os usuários dos computadores Mac se sentem um pouco deixados de lado. Será que agora a Apple vai voltar sua atenção aos usuários de Mac?

Esperamos que sim. Enquanto a WWDC 2013 não chega, perguntamos ao nosso experto em Mac, Pier Piccolomini, quais são as características que desejaríamos ver no novo Mac OS X 10.9 Lynx. Confira:

1. Trazer de volta a biblioteca do usuário! Deixar invisível o caminho ~/Library do OS X 10.7 foi uma medida sem sentido. É verdade que você pode trazê-la de volta usando comandos do terminal, mas para que deixar a vida mais difícil para os usuários com um pouco mais de conhecimento e que muitas vezes precisam acessá-la?

2. O Centro de Notificações é útil, mas seria ainda melhor se ele agregasse informações sobre o Mac (como estado do HD, temperatura da CPU, uso da memória RAM, etc.). E isso não ocuparia muito espaço.

3. iTunes. Quando nasceu, o iTunes era um bom programa de gerenciamento de música MP3. Hoje em dia, é um inferno: gerencia de tudo, não é intuitivo e cria mais confusão do que qualquer outra coisa. Seria ótimo voltar a um iTunes mais simples e que a maioria das pessoas conseguissem usar sem problemas. Um passo atrás, de vez em quando, é melhor que três para a frente.

4. iPhoto foi o ponto fraco do iLife: é pesado, ocupa muito espaço, tem uma interface desgastante e também está ultrapassado. Mas parece que a Apple não quer tocar nele. Esperamos que com o OS X 10.9 a Apple nos faça uma grande surpresa e nos dê um programa para gerenciar fotos que seja compacto e prático, digno do nosso Mac.

5. A exibição de programas em tela cheia introduzida pelo Lion foi um grande avanço. Seria bom, no entanto, que ela funcionasse bem para quem usa dois monitores. Estamos esperando que o problema seja resolvido desde o Mountain Lion. Será que agora vai?

6. O Mac nunca teve o recurso de descompactar arquivos RAR. É estranho, porque este formato de compressão é amplamente utilizado na internet. Tá certo, o RAR é uma coisa bem característica do Windows, mas a beleza do Mac é que ele pode fazer praticamente tudo com os programas padrão… Seria ótimo ter um StuffIt pré-instalado no sistema.

7. Em um mundo em que a troca de arquivos entre diferentes sistemas é cada vez mais comum, não seria hora de eliminar de uma vez os arquivos tipo .DS_Store? Só para não ter que ouvir mais dos usuários de Windows perguntar toda vez: “O que é isso?”.

8. Amamos o Siri. Também queremos ele no Mac! O assistente ativado por voz não é apenas útil (e cada vez consegue fazer mais coisas!), mas também é muito divertido.

9. O número de redes sociais é cada vez maior. Por que não integrá-las no Mac OS X? Por exemplo Google+, LinkedIn, Pinterest, Instagram, YouTube e Vine. A inclusão do Twitter e do Facebook foi um grande avanço, mas ainda é possível fazer muito mais.

10. Ter um programa de máquina virtual como o Parallels ou VMWare incluído por padrão seria um verdadeira bênção. O Mac OS trata muito bem os sistemas “convidados”, mas seria ótimo poder usar o Linux ou o Windows sem a necessidade de reiniciar a máquina.

11. Considerando que cada vez mais pessoas usam o iPhone e iPad, por que não criar um novo app que permita controlar o Mac usando os dispositivos como mouse, teclado ou trackpad? Seria uma comodidade enorme.

12. A organização das janelas no Mac OS X poderia melhorar. Muitas vezes acontece, por exemplo, de trabalhar com muitos programas abertos ao mesmo tempo e organizar manualmente as janelas na tela para ter tudo à mão é bastante incômodo. Se o Mac oferecesse uma grade personalizada no estilo Divvy, o problema seria resolvido num instante.

13. O iCloud é tão automático que às vezes nos desorienta. Por exemplo, muitos usuários não conseguem perceber, depois de uma sincronização, se os arquivos foram devidamente sincronizados. DropBox ou Google Drive são mais claros, neste ponto.

14. Steve Jobs já descartou que a Apple iria criar telas táteis para o Mac. Mesmo assim, combinar a abordagem tradicional de teclado e mouse para a maravilha dos sistemas táteis seria ótimo.

15. Apple é compatível com OpenGL 3.2, mas o OpenGL 4.3 proporciona mais segurança e melhor desempenho. Neste ponto, o sistema Windows é mais avançado que o Mac. Esperamos ver este recurso na última versão do Mac OS X.

16. O sistema de arquivos HFS+ começa a sentir o peso da idade. Talvez fosse hora de substituí-lo por um sistema mais moderno, como o ZFS, que lida muito melhor com HDs maiores e é mais estável.

E você, o que gostaria de ver no novo Mac OS X 10.9 Lynx? Compartilhe com a gente!

Carregando comentários